EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2021
Projeto :
Juquery ao Vento , Mairiporã Energia Limpa
Proponente : Durval Nobre dos Santos Sampaio
a idéia do Projeto...
O Projeto nasceu na prática... Na Observação e desejo pelo aumento da democratização do Uso Limpo de nossa Represa , visto que o crescimento atual da navegação está mais voltado ao uso muitas vezes desordenado de Jet Skis e lanchas Superdimensionadas ( que são também poluídoras , afastam os animais, causam erosão, etc...) Além do fato da grande maioria das embarcações serem de Turistas e não de moradores , afastando os jovens de nossa Cidade da consciência da possibilidade de um uso limpo, divertido , de grande potencial Econômico , Ecológico e Turistico que a navegação a Vela e a construção de pequenas embarcações poderá nos trazer.



Nossa água, nossos Materiais, Nossos Potenciais...
Temos em Mairiporã uma inegável Vocação para a Carpintaria Naval, com nossas águas de Ventos Moderados, tanto para embarcações a remo quanto para Veleiros de pequeno porte , Temos em nossa Represa um grande e raro campo de testes, estudos, que proporciona um desenvolvimento acelerado do Fomento da atividade na forma mais prática e bonita dessa distinta arte para os Jovens da Cidade.

A Construção do Juquery , o Veleiro Mariporanense!
O Projeto no formato de Oficina On Line com Finalização Presencial da Construção de um Pequeno Veleiro , Projeto pensado minuciosamente em nossas Águas e Possibilidades , quesitos como :
1 - Facilidade na Construção
2- Projeto Econômico
3- Segurança
4 - Portabilidade da Embarcação
5- Possibilidade Econômica e Comercial
6- Um Veleiro com propulção a Remo também
7 - Pensado e dimensionado para utilização de materiais regionais como Bambu e Recicláveis da cidade
7 - Possibilidade de replicação do projeto
8 - Possibilidade de Integração do Projeto " Navega SP " já existente na Cidade.
A Carpintaria e Arte Naval...
A Carpintaria Naval , assim como a Navegação é de alto poder Educador , Disciplinador... Construir um Barco desde um projeto escolhido é um Verdadeiro Casamento da Matemática com a Arte , de Alto impacto positivo para Concentração , Responsabilidade , Espírito de Equipe , Paciência , Respeito ao meio e ao material. É essa sensação que experimentei há alguns anos atrás que desejo nesse Projeto Compartir , de uma maneira possível , palpável e rentável das mais diferentes formas possíveis aos Jovens e Interessados de nossa cidade .




Proposta de Cronograma...
- 4 Encontros de 2 Horas de duração cada - Online
- Encontro 1
Apresentação do Projeto
Apresentação dos Materiais , Ferramentas
Apresentação das Estimativas de Custo / Materiais Regionais
Apresentação da Carpintaria Naval e Noções Tecnicas de Embarcações
Debate sobre nossa Região e Represa , e como integrar a Náutica a nossa Cultura
Construção de um Protótipo 1/6 para aprendizagem de Leitura de Projetos
Partes e Funções do Veleiro
- Encontro 2
Desenho e Corte do Material
Junção , Colagem e Montagem do Casco
Corte e Estudo dos acessórios (Leme , Bolina, Partes Metálicas e Móveis)
Debate Prático da Aplicação Náutica na Vida e o despertar sob nossas águas, no Rio de Possibilidades
- Encontro 3
Impermeabilização com Resina e Fibra de Vidro
Finalização do Casco e Acessórios
Estudo de Mastreação e Vela , Reciclagem , Materiais Alternativos
Noções de Vento , o Velejar e a Segurança
- Encontro 4
Pintura da Embarcação , Acabamentos finais do Casco
Mastreação , Montagem, Noções de Estabilidade e Costura da Vela , suas partes e particularidades
Montagem do Veleiro
Organização do Encontro Presencial para Batismo do Veleiro de nome Juquery
Considerações Finais , Indicações de Literatura , Vídeos , Fontes
- Considerações :
A Construção de um Veleiro com certeza leva muito mais tempo do que os encontros em si, onde farei a participação prática da construção em todas as etapas desde o projeto , adiantando a construção no intervalo dos encontros , A fim de aumentar a assimilação vou criar uma Apostila com o " passo a passo " de todo o Projeto assim como um registro passo a passo disponibilizado ao final de cada dia de obra.
A Proposta de um quinto encontro , ou a "continuação" do quarto encontro , de forma presencial , com o batismo do Veleiro na Represa , respeitando a vigência de época e protocolos referente ao Covid-19.
O Proponente também se dispõe a oferecer a exposição do Projeto e do Veleiro por 3 meses em lugar a definir , a fim de estimular o interesse na Carpintaria Naval, na Navegação e no Fomento Turístico de Mairiporã
O Projeto Escolhido...
Inspirado no "Little Sailor " , de linhas suaves e modernas construiremos juntos o Juquery , nosso Barquinho Marinheiro a Vela de Mairiporã , para que ao final dos Encontros qualquer um possa começar a fazer o seu Juquery...
http://flo-mo.weebly.com/ (Site do Projetista)



Projeto Minimalista , Redimensionei para a Utilização do Compensado Naval de Tamanho Brasileiro , Uma Folha de Compensado apenas constrói o Casco Básico , que já um Barco a Remo !

Estudo de Projeto e Construção do Protótipo 1:6
Execução Fiel ao Projeto, para estudo de Projeto, para familiarização de componentes, uma boa construção de um Protótipo facilita e economiza a Construção real , trabalha a precisão da mão , concentração e estimula visualmente toda a Construção em todos seus detalhes.
Será oferecido a todos os inscritos um kit para a construção desse Protótipo, assim como um manual de montagem impresso.
Materiais Utilizados : Cola Branca , Folha de Madeira , Cola quente , Jornal , Pincel , Bambu , Barbante e um pedaço de tecido.






















Público Alvo.
- Estudantes Ensino Médio
- Comunidades/Bairros em Proximidade da Represa
- Jovens em Situação de Vulnerabilidade ( a Alma da Carpintaria Naval é a Disciplina Natural que ela exige)
- Entusiastas da Náutica na Cidade
- Empresários da região / Mkt / Fornecimento de Matéria Prima / Testes / Estudos / Escolas Técnicas
(Projeto com opção de implementação nas Escolas , Centros Comunitários , Construção de um Estaleiro na Cidade)
Dados Técnicos Veleiro Juquery
Projeto Little Sailor - Design Flo-MO
Tamanho : 7,2' (Pés) - 2,20 Mts
Largura : 3,6" - 1,10 mts
Peso Estimado : Casco 20 Kgs - Completo Mastreado 30 kgs
Capacidade Razoável de Navegação : 90 kgs
Área Vélica : 3,9 metros quadrados
Materiais Utilizados : Compensado Naval de 4mm , (2 chapas) , Resina Epoxi , Tecido 200g Fibra de Vidro, Sarrafos regionais de madeira , Bambu para Mastreação , Reutilização de Ferragens em Alumínio e Inox , Tecido Nylon para Vela , 20 metros de cabo 8 mm , Esmalte Sintético para pintura Final
Objetivo e Considerações Finais.
Objetivo principal é o despertar de um novo olhar com a Construção Amadora de pequenas embarcações , um olhar para uma navegação limpa e inteligente em nossa Represa , uma nova perspectiva para os Jovens se entenderem com a Física, Matemática, Arte e responsabilidades que a empreitada sob um barco nos proporciona... de uma maneira prática, séria e divertida de aprender e aplicar... seja por Hobby ou porque não Ofício ? e temos o palco perfeito em nosso belo quintal de Mairiporã , que tbm pode e deve ser usufruído pelos moradores da Cidade, democratizar uma forma limpa de Navegar , conviver e respeitar a Natureza . Mairiporã comporta um Estaleiro para desenvolvimento de seus barcos regionais e "neo-tradicionais" , esse Projeto visa semear essa idéia...
